sábado, 29 de outubro de 2011

Família e Escola: No Processo Ensino-Aprendizagem

Existindo a relação família-escola no processo ensino-aprendizagem fica mais fácil educar este sujeito, assim esse aproveitamento irá ser automaticamente transformado em  sucesso escolar, de acordo com Silva (2010), dependendo da maneira que os pais desenvolvem a educação transmitida aos seus filhos poderá ou não caminhar junto com as regras constantes no ambiente escolar. Assim como a disposição de saber conviver com a diversidade que é um fator constante no ambiente escolar, e também como aqueles alunos que tiverem uma maior exposição aos diversos recursos que auxiliam no aprendizado estarão com maior vantagem em adquirir os conhecimentos ofertados pela escola.


Referência Bibliográfica
SILVA, Simone Barbosa Fernandes.  A participação dos pais no ambiente escolar. Mato Grosso: SINOP/ UNEMAT,2010. Projeto de Pesquisa.

Chat na Educação



UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
POLO DE JAGUARÃO


                                                          

                                                              Maria Teresinha Cuenca
                                                             Sandra Amaro Alvariz Deleon
                                                            Sandra Graciela Moraes Pinheiro
                                                             Veriza Ferreira
                                                             Verônica Lima


                                   O CHAT NA EDUCAÇÃO









                                       Outubro de 2011


Título do Projeto: O Chat na educação
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Castelo Branco
Série/Ano: 6º Ano A
Disciplinas envolvidas: Relações Humanas, Português e Redação.
Temas abordados: Identidade, timidez, perfil, comportamento.
Mídias disponíveis para integrar: Tv, computador com acesso a internet.
Justificativa: O bate-papo virtual é um meio de comunicação muito utilizado na atualidade, com diversos fins, entre eles, o social, o profissional e o de lazer. E não podemos deixá-lo de fora do ambiente educacional, já que no momento presente percebemos a importância  da utilização das tecnologias, embora  no ambiente escolar  este recurso não esteja sendo utilizado da maneira correta, ou seja,  com objetivos didáticos claros, visando uma maior integração no ensino e aprendizagem, e este processo possibilita a aprendizagem de maneira informal e atrativa, pois cada vez mais cedo os jovens vem interagindo no mundo informatizado.Utilizar os chats na educação,  proporciona aos estudantes, condições de discutir um texto proposto pela disciplina de forma mais dinâmica com a participação de todos os alunos. Estamos passando por uma transformação social, onde as escolas devem adaptar- se a modernidade de forma que a aprendizagem dos alunos torne-se mais atraente e satisfatória.

Objetivo Geral: Problematizar com os alunos, através de uma sala de bate- papo da turma, o uso do Chat, que o personagem RENÉ JUNIOR da novela “Fina Estampa” da rede Globo, está fazendo.
Objetivos específicos:
*Perceber a forma de uso da língua escrita nesses ambientes;
*Verificar a capacidade dos alunos na elaboração de hipóteses para a temática apresentada;
*Analisar as formas de interação e a capacidade de foco na discussão proposta;
*Identificar problemas de relacionamentos entre os pares.
Referencial Teórico:
O acesso a Internet é uma ferramenta que pode facilitar na inovação de propostas pedagógicas alternativas, bem como no contato com o conhecimento de ponta para poder comparar e avaliar as propostas. Isso se faz possível, uma vez que as escolas se encontram equipadas tecnologicamente. ( Rorig e Backes, 2011)
Trabalhar de forma inovadora é propor uma prática pedagógica diferenciada, estimuladora , que vise o crescimento pessoal e  intelectual .
Conforme Moran ( 2001)
A educação tem sentido se trabalhamos com valores que nos ajudem a nos realizarmos, a sermos felizes – professores, alunos e os demais envolvidos no processo. De que adianta educar somente para o trabalho? Ele é importante, mas tem tanta gente insatisfeita, mesmo ganhando muito....!  De que adianta só trabalhar se a pessoa não encontra sentido para a vida? Então, educar é também procurar encontrar sentido para viver. Educar é aprender a gerenciar processos onde, de um lado, você caminha em direção à autonomia, à liberdade. E, de outro, você busca sua identidade. Você deixa uma marca e, ao mesmo tempo, você interage, você consegue viver em sociedade, trabalhar em conjunto. Educar também é aprender a gerenciar tecnologias, tanto de informação quanto de comunicação. Ajudar a perceber onde está o essencial, e a estabelecer processos de comunicação cada vez mais ricos, mais participativos.

Esta citação nos remete a pensar sobre a importância de trabalharmos com tecnologias valendo-se da realidade, levando professores e alunos a refletir sobre assuntos que estão presentes na sociedade , que atingem os jovens, questões que envolvem personalidade, timidez, perfil, comportamento.
Metodologia:
1ºPasso: Propor aos alunos acompanharem o personagem René Junior da novela Fina Estampa, para posteriormente discutirmos no chat sobre o assunto.
2º Passo: Construir uma sala de bate-papo especifica para a turma.
3º Passo: Convidar os alunos a discutirem a temática.
4º Passo: Conversar com os alunos, sobre o que leva um jovem como RENÉ JUNIOR, a usar um perfil falso para comunicar-se.
5º Passo: Levantar as hipóteses que os alunos construíram sobre o que leva a alguém comportar-se dessa maneira.
Resultados parciais esperados:
Esperamos que através desta atividade possamos conscientizar nossos educandos da importância que tem os meio de comunicação como ferramenta facilitadora de interação e formando jovens conscientes, participativos e responsáveis, além de fazê-los refletir sobre as questões de Identidade, timidez, perfil, comportamento.
Critérios de avaliação:
Será considerado satisfatório se os alunos participarem ativamente da atividade proposta, mostrando responsabilidade, foco e interesse pela temática discutida.
Cronograma:


1ª semana
2ª semana
3ª semana
Apresentação da       proposta
x


Construção da sala
             x
           

Discussão da temática
             x
            x
       
Levantamento das hipóteses

            x
            
Feedback



             x




Sites relacionados ao personagem:

MORAN, Jose Manuel. Novos desafios na educação- a Internet na educação presencial e virtual.Disponível em:< www.eca.usp.br/prof/moran/novos.htm> Acesso em : 05/10/2011

terça-feira, 25 de outubro de 2011

O grande dia!!!

Com certeza esse dia foi muito importante na minha vida ,pois sempre busquei em concluir um curso superior e me tornar uma profissional da Educação. Noites mal dormidas, dias sem fim,muitas lágrimas rolaram e alegrias se alastraram e a vitória só foi possivél porque pude compartilhar estes momentos com esta turma.